domingo, 14 de novembro de 2010

Timor-Leste disponível para comprar dívida portuguesa

Timor-Leste poderá vir a comprar, em breve, títulos de dívida pública portuguesa, disse hoje em Macau o Presidente timorense, José Ramos-Horta.  



Depois da visita do presidente Chinês Hu-Jintao que veio assinar uma serie de diplomas, da maioria dos quais eram parcerias em negócio com entidade portuguesa (claro, com interesse estratégico para a China), mas da divida publica, Hu-Jintao nem quis saber...

Ou seja, os Chinocas vieram comer as polpinhas e os ossos... os cães que os comam.
Timor que está na situação que todos conhecemos, em que Portugal tem dado apoio monetário, humano e ao nível de equipamentos e infraestruturas, vai agora usar o dinheiro do fundo petrolífero para comprar divida portuguesa?

A compra de dívida pública portuguesa é avaliada à luz da diversificação de investimentos do Fundo do Petróleo timorense, que terá mais de 6 000 milhões de dólares (€4,38 mil milhões).  

Instado a comentar quanto poderia Timor-Leste investir, Ramos-Horta disse que é um tema que não lhe compete, mas assegurou que o investimento poderá ser "discutido quando o senhor primeiro ministro Sócrates visitar Timor-Leste".  Espero que o possa fazer muito brevemente tendo já manifestado interesse em visitar (Timor-Leste)", disse, salintando que Sócrates "agora está muito interessado em visitar" o país.  

Leiam o artigo e vejam o vídeo do Expresso aqui

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário