sábado, 6 de novembro de 2010

Câmara está falida


Macário Correia admitiu, ontem, que a Câmara de Faro, "do ponto de vista técnico, está falida". O presidente da autarquia falava na conferência de imprensa em que apresentou o Plano de Reequilíbrio Financeiro, que contempla um pedido de empréstimo de 48 milhões de euros à Banca.
 
O plano, votado favoravelmente pela Assembleia Municipal, na sexta-feira, ainda tem de receber a aprovação do Governo e do Tribunal de Contas para avançar. "Esta é a nossa solução", afirmou Macário, acrescentando, no entanto, que, legalmente, "não está previsto que as câmaras fechem a porta", caso o plano seja chumbado. "Estaremos cá para fazer o nosso melhor", disse.

Os 48 milhões a contrair num empréstimo a 20 anos junto da Banca serão aplicados no pagamento da dívida de curto prazo (28,7 milhões de euros, na sua maioria, dívidas já vencidas), no Mercado Municipal (4,4 milhões), no Parque das Cidades (1,45 milhões), na empresa municipal AmbiFaro (300 mil euros) e ainda em eventuais investimentos comparticipados (8,7 milhões) e provisões judiciais (4,35 milhões).

Macário Correia explicou ainda que a situação financeira da Câmara de Faro chegou a este ponto depois de os empréstimos a médio e longo prazo terem subido de 14 para 37 milhões entre 2001 e 2005, e de a dívida de facturação ter subido de 16 para 35 milhões entre 2005 e 2009.

Em reacção à conferência de imprensa de ontem, o vereador socialista João Marques afirmou ao CM que "se Macário Correia admitiu que conhecia a situação da câmara a 90%, não se percebe todas as promessas que fez na campanha eleitoral". Promessas que, diz João Marques, "vão agora ficar por cumprir, como se começasse um novo mandato com este plano".

Sem comentários:

Enviar um comentário