sábado, 9 de outubro de 2010

Mau tempo na Praia de Faro - Ondas de 5 metros

Foto de arquivo

Hoje a Praia de Faro foi varrida por uma sucessão de ondas com alturas que variaram até um máximo de 5 metros, tendo inundado a estrada e provocado alguns danos em algumas habitações.

Devido ao facto de estarmos em período de marés vivas, e ainda do vento predominante ser dos quadrantes Sul a sudoeste, estavam criadas as condições para a formação de ondas de grande porte que atingiram uma altura máxima de 5 metros.

A situação mais critica penso ter-se verificado na zona da chamada "Ilha de Cima" onde as ondas quase entraram dentro das casas das pessoas.

Na zona do centro náutico e Zé Maria, toda a praça junto ao refugio ficou inundada.

A circulação foi restringida durante 3 horas devido ao facto da estrada ter ficado alagada e com grandes quantidades de areia, fruto dos ventos fortes e da maré viva, o que podia levar a que os carros ficassem atolados, tal devia ser a quantidade de areia.

Eu já tinha previsto neste post que este inverno ia ser muito duro. Provavelmente vai ser, se as condições se agravarem, e se não se fizer nada, com as marés vivas que iremos ter e se estas coincidirem com ventos de do quadrante Oeste a Sudoeste, de certezinha que iremos ter uma barra nova.

Provavelmente na zona mais estreita da ilha junto ao Zé Maria onde as ondas galgaram hoje, ou então na zona da ilha de cima, mas acho o local do Ze Maria o mais provável porque foi aí que o mar já tentou por duas vezes abrir a barra. 

Penso que à terceira vez, será de vez!!!

Cumprimentos cordiais

Luis Passos 


Sem comentários:

Enviar um comentário