terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fez ontem um ano...


Na sua tomada de posse, como podem ouvir e ver no vídeo, o presidente Macário Correia fez as seguintes declarações:
"Há uma elevação e uma dignidade que eu quero dar aos órgãos municipais, à cidade e ao funcionamento institucional dos órgãos que vamos dirigir. É preciso um futuro diferente; não à conflitualidade verbal que envergonhe os quadros, a família universitária, a vida académica e a vida intelectual desta cidade..."
 Passado este tempo verificamos que foram apenas palavras de circunstância. Não existe dignidade nem elevação nos órgãos municipais que tem um funcionamento ainda mais caótico que anteriormente, a cidade e governada ao sabor de sondagens e opinião publica (navegando à vista) sem qualquer estratégia de longo prazo, ou seja, não sabe o que quer nem para onde vai.

Arranjou conflitos entre os funcionários públicos, ofendendo-os e achincalhando-os na praça publica, fazendo lavagens de roupa suja que deveriam fazer-se internamente, bem como generalizando o rotulo de incompetentes e calaceiros a todos os funcionários da câmara através da comunicação social.

Arranjou um enorme sarilho com os estudantes e as festividades académicas, levando a que fosse efectuada uma manifestação com bastante adesão em frente da Câmara Municipal fazendo este recuar em alguns pontos.

A cidade de Faro é uma cidade mais suja, com os jardins mais mal tratados, com o património mais desgastado (por exemplo a calçada da Rua de Santo António - vergonhoso), com taxas mais caras, com uma Fagar completamente ineficaz e improdutiva.

Houve alguns aspectos positivos como a devolução às populações de alguns passeios, mas criou noutros casos enormes problemas de estacionamento em período nocturno.

Quanto à intelectualidade, enfim... não vi grande coisa, a programação cultural das festas de verão foi parolo-pimba, e de resto o programa é paupérrimo, tirando umas hortas urbanas e uns eventos sem interesse.

O excelente programa que havia antigamente, o "Faro a Andar" que era um programa da marchas-passeio, com a participação do museu municipal, ao primeiro domingo de cada mês. Até isso acabou... Não era o Macário que defendia o desporto?

Desautorizou alguns vereadores, deu a imagem que a Câmara é uma baderna, não tem palavra, não tem crédito moral, tanto diz preto com a seguir diz branco.
Arranjou conflitos com os comerciantes, ao nível da restauração, destruindo esplanadas, prejudicando quem trabalha e produz riqueza e arranjando conflitos no licenciamento. Tinha tanta pressa em embargar a obra da esplanada do Café Taco de Ouro, para depois ter de embrulhar o croquete e deixar licenciar a mesma. Aquilo poderia ter ficado logo acabado, dando outra aparência, mas não foi embargado, e em vez de pilares folheados a madeira e acabamentos de luxo, temos pilares de metal tipo Metalofarense, que envergonham a avenida. Já nem falo da vergonha que foi o que aconteceu na esplanada do Metris Restaurante.
Enfim... estou desejando que estes 3 anos que faltam passem depressa, e que venha um verdadeiro Farense de alma e coração tomar conta desta cidade.

Se vier... Tem o meu voto.

Cumprimentos cordiais 

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário