terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ilha e casas correm o risco de desaparecer

Noticia retirada do Jornal de Noticias de hoje:


Ilha e casas correm o risco de desaparecer

Estudos alertam para risco de rompimento do cordão dunar - Marisa Rodrigues

A ilha de Faro corre sérios riscos de desaparecer à semelhança do que aconteceu com a da Fuseta durante o último Inverno. Se o mar destruir as casas, como se prevê, a autarquia promete realojamento. Os moradores temem o pior.

A revelação foi feita ontem pela presidente da sociedade Polis. Valentina Calixto assegura que "há quatro equipas técnicas distintas que chegaram à mesma conclusão". O mesmo é dizer que há fortes possibilidade de o mar avançar e romper o cordão dunar, arrastando as casas de construção precária que ainda resistem nas duas extremidades da ilha.

Ana Maria e João Cruz acreditam no péssimo das previsões. Moram na ilha há mais de 20 anos numa casa em perigo iminente. As marés-vivas no primeiro trimestre deste ano provocaram a derrocada do quintal e nem as pedras de grandes dimensões que ali foram colocadas depois para reforçar a estrutura da habitação evitaram o sobressalto deste fim-de-semana. "As ondas com cerca de cinco metros voltaram a tocar na parede. Não tenho dúvidas de que isto um dia vem mesmo abaixo", desabafa o morador.

Durante a madrugada de ontem o mar "engoliu" o areal, galgou muros e inundou a estrada de acesso às casas, arrastando areia que teve de ser removida por máquinas da autarquia. Os acessos voltaram a estar cortados e o parque de estacionamento esteve interdito.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, durante os próximos 15 dias, enquanto houver marés-vivas, "a única solução é ir removendo a areia e bombear a água". Estão previstas intervenções de fundo, como alterar o traçado da vida, mas essas "só deverão começar em 2011".
Nessa altura deverá ter início o processo de realojamento dos residentes nas cerca de 60 casas classificadas como de primeira habitação.

Uma intervenção que não será pacífica. Muitos moradores vivem da pesca e de reformas de pouco mais de 300 euros e dizem não ter dinheiro para uma renda.

Tal como já havia alertado em posts anteriores, este ano vai acontecer na Ilha de Faro algo semelhante ao que sucedeu na Fuseta, e muito provavelmente, se os ventos se proporcionarem com marés vivas, a abertura de uma nova barra. É uma questão de tempo. Quem viver... Verá!!!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário