terça-feira, 12 de outubro de 2010

Conferência "O valor de Educar" na UALG

 Caros,

O blog Marafado's Weblog anuncia que se realizou uma conferencia em Faro que contou com a presença de distintos convidados, como o Dr.Nuno Crato (Sociedade Portuguesa de Matemática e ISEG), o Dr. António Barreto (Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos), o Prof. Ricardo Castillo (chefe do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp) e Fernando Savater (Escritor e Filósofo espanhol).

É um orgulho para  a nossa cidade receber tão distintos convidados numa conferencia que pelo que me constou foi interessantíssima.

Faro tem de facto eventos de grande calibre e de qualidade. Ainda a pouco tempo fui a uma conferencia com o Prof. José Cantiga Esteves (ISEG) na UALG, onde no final estive quase 1 hora com o Prof. José Cantiga Esteves a discutir a economia nacional. Faro merece estes eventos.

Luís Passos


O valor de Educar
Faro recebeu ontem visitantes ilustres e eu tive o grato prazer de participar na conferência promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos na Universidade do Algarve, subordinada ao tema “O valor de educar”.

Fernando Savater, Ricardo Castillo, Nuno Crato e António Barreto apresentaram-nos um contraponto do modelo reinante no ensino português.

Eu, que há quase 30 anos venho dizendo que isto um dia dá a volta, fiquei ontem quase de boca aberta, porque, afinal, isto está quase a começar a dar a volta.

Portugal tem vivido entregue a gente medíocre em lugares de excelência, difundindo a ideia de que as crianças sabem muito bem o que querem. A formação de professores tem sido uma falácia e os resultados estão à vista, nos “produtos” que temos. Os professores perderam status, as escolas massificaram-se e estupidificaram-se, os professores são constantemente pressionados para processamentos burocráticos, projetos e estatísticas… e só com artificialização de rendimentos os políticos se contentam.

Neste reino de ignorantes, todos sofremos as consequências. Temos muito mais licenciados, pois temos, mas não valem metade do que valiam os que há 30 anos faziam o ensino secundário.
A conferência que ontem debateu em Faro questões chave da educação pôs o dedo na ferida. E entre a assistência notou-se, no fim, que aquilo doeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário