quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Macário Correia pretende criar 12 hortas no centro da cidade



O presidente Macário correia pretende dividir a Horta da Misericórdia em 12 talhões de 40 metros quadrados cada e entregar esses talhões a particulares que através de concurso público, estando já previstos diversos workshops para divulgar a horta. Os primeiros lotes deverão começar a ser entregues em Janeiro de 2011.

A ideia é permitir que se dinamize o espaço em questão, fomentando a cultura biológica e sensibilizando para as questões ambientais.

O projecto insere-se na iniciativa Global Work Party, envolvendo cidadãos de 180 países que pretendem desta forma chamar a atenção para as alterações climáticas.

Porém neste mesmo terreno foram encontrados vestígios arqueológicos de um "bairro" com construções que vão desde o período islâmico até ao século XVIII.

Mas para pôr em prática o projecto é necessário tapar os achados com telas e isolamentos especiais e repor terras, tendo esta operação custos elevados, para além de colocar em risco os achados arqueológicos. Em 2009, a câmara fez o registo das existências com autorização e aprovação do Igespar.
 
E se o objectivo é promover a agricultura, o que a câmara deveria fazer era encontrar uma solução para o projecto em solos agrícolas, frisa o PS, sugerindo que a câmara dispõe de terrenos dessa natureza com maior dimensão no Patacão.
 
 
Cumprimentos cordiais
 
Luis Passos


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário