domingo, 10 de outubro de 2010

Macário Correia quer alterar acesso à praia de Faro para acabar com galgamento de mar e areias



Segundo a Agência Lusa, o presidente da Câmara de Faro anunciou hoje que espera a conclusão de estudos para ver se pode alterar o traçado da estrada de acesso à ilha de Faro, que fica interdita quando há mau tempo.

Numa conferência de imprensa realizada esta tarde junto ao acesso, depois de na noite passada o mar ter galgado a estrada e depositado areias que obrigaram à interdição de troços, Macário Correia lembrou que "esta é uma situação recorrente quando há mau tempo" e obriga a autarquia a limpar a estrada cada vez que fica com areia, "mas a câmara pretende resolvê-la definitivamente".

O autarca afirmou que os estudos deverão ficar concluídos e que, definido o plano de pormenor da ilha de Faro, "em 2011 esperamos poder avançar com uma solução, que pode passar pela deslocação da estrada mais para o interior da Ria Formosa, de forma a permitir a solidificação do cordão dunar, que neste momento é muito frágil e quando há mau tempo é galgado pelo mar".

Sinceramente, penso que o Presidente Macário não percebeu ainda como é que a Ria Formosa e as Ilhas Barreira funcionam. O que vai fazer é um acto tresloucado que vai ter consequências gravíssimas para o futuro. Estudos já foram todos feitos, alguns deles podem le-los e fazer download neste post.

Para mudar a estrada mais para o interior da ria, terá de haver demolições. Estará a Câmara preparada para enfrentar essas criticas e esse reboliço? Não me parece!

Estará este estudo a ver com futuras demolições previstas no programa polis, e alargar essas demolições as zonas consideradas como "zonas de edificação", com o intuito de eliminar toda e qualquer construção na ilha?

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

1 comentário:

  1. O Macário foi sempre a favor das demolições na Ria Formosa.
    Mas mas nas parte oeste das cabanas de Tavira,também deixou construir a menos de 30 metros do preia mar da ria formosa,onde nunca houve casas ele autorizou aldeamento e apartamentos.

    ResponderEliminar