quarta-feira, 29 de junho de 2011

Morreu o actor e cantor Angelico Vieira

O Hospital de Santo António, no Porto, confirmou, pelas 23h50, a morte do actor e cantor Angélico Vieira, que ali estava internado desde sábado vítima de um violento acidente de viação que sofreu ao volante de uma viatura na auto-estrada do Norte (A1), na zona de Estarreja.

A notícia era dada como inevitável desde que o hospital anunciou, ao início da tarde de ontem, que o protagonista da série Morangos com Açúcar e ídolo de milhares de adolescentes estava em morte cerebral, para angústia dos muitos fãs que não arredaram pé da entrada do Santo António durante todo o dia.

Na sequência do acidente, o ex-vocalista da banda D´Zrt, de 28 anos, fez um traumatismo crânio-encefálico e outras lesões consideradas “irreversíveis” pelos médicos.

Durante o dia de terça-feira, Angélico deixou de respirar espontaneamente, o que levou os médicos a anunciarem a morte cerebral do cantor cerca das 14h00. “O estado de saúde agravou-se nas últimas horas e os sinais vitais foram desaparecendo”, disse fonte hospitalar.

Poucos minutos depois das 21h00, o assessor do hospital reuniu-se informalmente com os jornalistas que se encontravam no local, informando que não estavam ainda reunidas condições para que o comunicado com a confirmação do óbito fosse tornado público, uma vez que os familiares tinham levantado “questões procedimentais” sobre uma matéria que, frisou, não podia divulgar.

Apesar das perguntas dos jornalistas, o assessor recusou-se a dizer de que “questões procedimentais” se tratava, confirmando apenas que Angélico continuava ainda ligado ao ventilador.

Estas questões estariam, sabe o PÚBLICO, relacionadas com a eventual doação de órgãos, cuja colheita só pode acontecer com a pessoa ventilada. Sobre isto nada foi adiantado, mas também não foi negado.

Por volta das 21h00, a família deixou o Santo António e a expectativa do hospital era a de que os familiares contactassem os médicos ainda no mesmo dia dando-lhes conta da sua posição, o que acabaria por acontecer poucas horas depois.

Ao início da noite, a polícia vedou o acesso à entrada principal do hospital, obrigando os muitos fãs que ao longo do dia se foram concentrando a recuar e deixando aquele espaço apenas para os jornalistas. Por instantes houve alguma histeria, quando a actriz Laura Galvão e amiga de Angélico se dirigiu aos fãs com as lágrimas nos olhos para dizer: “É um momento difícil para todos nós. Temos de ser fortes”.

Angélico Vieira morreu no mesmo dia em que o seu amigo Hélio Danilson Filipe, 25 anos, que teve morte imediata no mesmo acidente, foi a enterrar. Quanto a Arminda Leite, 17 anos, que ficou ferida com gravidade, permanece internada com prognóstico reservado. O quarto ocupante da viatura, Hugo Pinto, o único que seguia com o cinto de segurança colocado, sofreu apenas ferimentos ligeiros.
 

Realmente é triste sempre que resultam vitimas mortais de acidentes de viação. Mas o facto é que conduzia um carro sem seguro, em excesso de velocidade, não levava cinto de segurança, a menor que ia no carro ia sem cinto de segurança (o condutor é o responsável nestas situações) e está internada com prognóstico reservado e o outro ocupante morreu. Agora sejamos sinceros, se fosse um desconhecido o que "diríamos" de uma situação destas?
 
Espero que este caso sirva para abrir a mente da malta mais nova da importância do uso do cinto de segurança. É o cinto que nos liga à vida! Devemos sempre usar sempre o sinto de segurança, ter os apoios de cabeça bem regulados (o apoio de cabeça deve estar regulado com o centro mais ou menos na altura dos olhos) a fim de evitar o famoso "golpe de coelho" e sobretudo ter os espelhos retrovisores bem regulados.

O cinto não é uma chatice, é algo que está ali para nos ajudar. Use sempre o cinto de segurança e cumpra as velocidades estabelecidas por lei.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

2 comentários:

  1. yous lot are damn !
    PRIMEIRO VOCES NAO DEVEM ANDAR A VER O JORNAL !
    PORQUE VOCES SAO MUITO BURROS EM DIZER QUE O ANGELICO NAO LEVAVA CINTO DE SEGURANCA E EM DIZER QUE A CULPA FOI DELE !
    SEGUNDO A MENINA DE 17 QUE ESTAVA NO CARRO SABIA MUITO BEM QUE TINHA DE METER O CINTO , ELA NAO É NENHUMA BEBE PARA TAREM A DIZER PARA ELA METER O CINTO , SE ELA NAO METEU A CULPA NAO FOI DO ANGELICO MAS SIM DELA PORQUE CONCERTEZA NAO FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ELA ANDOU DE CARRO E ISTO SERVE PARA TODOS QUE ESTAVAM NO CARRO.
    ANTES DE FALAREM O QUE NAO SABEM VEIJAM O JORNAL AONDE ESCLARECE MUITA COISA .. O BOMBEIRO DISSE QUE PARA RETIRAR O ANGELICO DO CARRO FOI NECESSARIO CORTAR O CINTO DE SEGURANÇA ! ISTO VUS DIZ ALGO ? EXACTAMENTE ELE ESTAVA A USAR OO CINTO DE SEGURANÇA .
    COMEÇEM A PRESTAR MAIS ATENÇAO ATENS DE FALAREM ATOA E PRINCIPLAMENTE QUANDO A PESSOA NAO ESTA PRESENTE PARA SE DEFENDER !

    ResponderEliminar
  2. esfodaçou-se todo coitado.

    ResponderEliminar