quinta-feira, 2 de junho de 2011

O problema dos Transportes Publicos em Faro


Caros,

Como é sabido Faro sempre foi uma cidade mal servida de transportes públicos. Em parte pela sasonalidade, em que de verão há mais carreiras urbanas (penha - praia de Faro, mas não há a linha Universitária) e uma redução inversa no inverno.

Neste momento Faro está dotada de um serviço de Mini-Bus, que dentro das limitações serve mais ou menos bem a população. Porém existe aqui uma situação que carece ser resolvida.

Neste momento Faro tem duas realidades. Por um lado tem um serviço de transportes urbanos regulares, com carreiras estruturadas e horários rigidos, que é assegurada pela EVA Transportes, com autocarros de grande dimensão que cobrem as linhas do Patacão e Mar e Guerra; Linha Universitária, e ainda as diversas linhas para  a Praia de Faro. Paralelamente a este serviço existe ainda o serviço de Mini-Bus.

Para uma cidade com a dimensão de Faro isto é uma tolice, existirem dois tipos de serviço, para mais que nalguns casos, como o caso do Patacão chega ao ridiculo de o mini-bus e o autocarro de linha andarem atras um do outro. Como o bilhete do Mini-bus e mais barato que o autocarro de linha, e frequente ver.-se o mini-bus a frente a abarrrotar e o autocarro de linha atrás vir quase vazio. Isto é insustentável.

O Municipio ao sustentar estes serviço cria um enorme deficit. Não deve ser a Câmara a sustentar isto.

Por isso, uma solução que vejo para o aumento da eficiencia do serviço seria concessionar o serviço de Mini-Bus a privados, atraves de um leilão publico, em que os interessados iriam licitar um determinado caderno de encargos e pagariam uma taxa ao Municipio pela concessão, que seria por exemplo por 20, 30 ou 40 anos. O lucro que arrecadassem era para si.

Extinguia-se as linhas urbanas de Faro, e o Serviço de Minibus assegurava todas as linhas. Criavam-se novos percursos, criava-se o AEROBUS, um serviço de Minibus directo do aeroporto ao centro da cidade, tal como a CARRIS tem em Lisboa, as linhas passavam a não ter horario, seriam passagens periodicas de x em x minutos tal como acontece agora.

Haveria mais oferta, esta era mais equilibrada e iria ao encontro das necessidades das pessoas.

Para nomear esta nova empresa de transportes, sugiro que se volte a utilizar o antigo nome da empresa de transportes de Faro dos anos 60, ou seja a TUCF - Transportes Urbanos da Cidade de Faro, e até podiam pintar os autocarros de Laranjinha tal como eram nos anos 60. O simbolo da TUCF também era bonito e moderno, eram quadrados pretos em forma de quadrado grande (2 em baixo 2 em cima) com as letras TUCF a branco.

Ora aqui deixo mais uma boa sugestão!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

1 comentário:

  1. Boa tarde. Já que este blog tem o intuito de expor os transportes que a cidade de Faro possui, gostaria de saber se existe algum tipo de ligação desde a zona da CP comboios até ao Forum Algarve. Obrigado

    ResponderEliminar