quarta-feira, 29 de junho de 2011

Preço das casas desce pela primeira vez em seis meses

Os preços das casas medidos pela banca já não desciam desde Novembro de 2010. Algarve e Alentejo estão em contra-ciclo face ao resto do País. 
 
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Maio o preço médio do metro quadrado da habitação em Portugal desceu para 1.149 euros, menos cinco euros face ao mês anterior. As Regiões do Algarve e Alentejo estão em contra-ciclo face ao resto do País e registaram subidas nos preços.

A Área Metropolitana do Porto foi a região do país mais penalizada pelas instituições bancárias na hora de decidir qual o valor do empréstimo a conceder. Aqui, o preço do metro quadrado desceu quinze euros para 1,068 euros. Já na Capital, os preços das casas desceram pelo segundo mês consecutivo, desta vez em seis euros por metro quadrado, fixando-se nos 1.390 euros.

Em sentido inverso, destaque para o Algarve, que continua a ser a região mais cara do País. Na região turística mais a Sul, o preço médio do metro quadrado vale 1,456 euros, mais quinze euros face ao valor registado em Abril.
O Alentejo acompanha a tendência. Aqui, os preços das casas subiram cinco euros, ou seja, de 1.035 para 1.040 euros.

Estes dados do INE resultam de um inquérito que acompanha as avaliações que as instituições bancárias fazem ao preço das casas e que serve, por isso, de indicador da robustez do sector da habitação em Portugal.


O problema é que como havia demasiada procura os preços estavam elevados. Agora como além de não haver procura, há excesso de oferta, os preços vão começar a descer.
Pior e para quem tem empréstimos, que está a pagar um valor que a casa já não vale, e em alguns casos, a casa já vale menos que o valor do empréstimo. Por outro lado, existe uma quantidade de gente que esta a tentar vender as casas para liquidar hipotecas e não consegue vender. Os preços apontados pelo INE são valores médios, porque em Faro já há apartamentos T2 a serem vendidos na ordem dos 60.000 euros (usados) e alguns menos.

Quem estiver atento faz bons negócios.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário