terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Licenças para 17 arrumadores

Caros,

Vi esta noticia no Jornal Correio da Manhã e não queria acreditar:

A Câmara de Faro já definiu as áreas onde pode ser exercida a actividade de arrumador de automóveis e o número de licenças a atribuir no concelho. O regulamento, que foi aprovado pela Assembleia Municipal, estabelece multas para os arrumadores não autorizados.
 
No total, a autarquia irá conceder 17 licenças. Segundo um edital assinado pelo presidente da Câmara, Macário Correia, o objectivo é estabelecer "regras claras que visem contribuir para um melhoramento do ordenamento e qualidade do espaço público, no que respeita ao parqueamento de automóveis".
As áreas onde pode ser exercida a actividade são os largos de São Francisco (3), São Pedro (1), Carmo (2), São Luís (1) e Mouras Velhas (1), bem como a avenida da República (3), a estrada da Penha (1), a praça de Tanger (1), o bairro do Centenário (1), a praceta Francisco Brito Vale (1), as ruas Leão Penedo (1) e Cidade de Bolama (1).
Os interessados têm de apresentar um requerimento à Câmara, onde, entre outros dados, deverão constar o registo criminal e um termo de responsabilidade. Os arrumadores não podem actuar fora das suas zonas, nem pedir dinheiro, só podendo aceitar contribuições voluntárias.
Estão previstas multas de 60 a 300 euros para os arrumadores sem licença ou que estejam fora do local definido. A não apresentação das licenças às entidades fiscalizadoras dá uma coima de 70 a 200 euros. As multas podem ser substituídas por trabalho comunitário. 

Bem, vamos lá agora analisar o teor, ora vão licenciar arrumadores nos locais acima definidos, muito bem! Vejamos, na Rua Leão Penedo, Praça de Tânger, Praceta Brito Vale e Rua Cidade de Bolama não vai fazer grande diferença, será apenas o legalizar da situação existente.
No bairro do Centenário vai ser complicado, dado que é o unico estacionamento para quem mora na praceta Azedo Gneco e ruas adjacentes é um bairro de gente trabalhadora que não tem dinheiro para tar sempre a dar a moedinha, ou então ver o carro riscado, ainda por cima, agora a pedincha da moeda já ta legalizada.
Na estrada da penha não estou bem a ver onde é que podem por o arrumador, dado que é proibido estacionar dos dois lados. 
Na avenida da Republica... epah calminhaaaaa!!!! Trata-se de uma das avenidas mais nobres da cidade, onde passam os turistas e onde o estacionamento já é pago através de parquímetros. Aí não! Deviam era correr com os arrumadores todos que lá estão, que dão uma péssima imagem da cidade, mesmo degradante ali refastelados na relva, todos sujos e com mau aspecto, a pedir a moedinha e a incomodar os turistas. É essa a imagem que querem dar de Faro a quem vem de fora? Uma cidade cheia de mendicidade? Na zona mais nobre da cidade?
Em São Luís seria so legalizar a situação que já lá existe, portanto... nada de novo.
São Pedro, Carmo e Mouras velhas Idem. Aqui passa-se a mesma situação da Avenida da Republica. Dá uma péssima imagem a quem nos visita.
São Francisco... bem... em São Francisco nunca!!!! São Francisco é o parque gratuito por excelência da cidade, a quem vai a baixa, para quem vai fazer serviços, para quem vai trabalhar. Se se vai começar a ter arrumadores a ocupar a totalidade do parque (pq eles agora só ocupam a parte de cima) deixa de haver estacionamento gratuito e ai perde-se a vantagem competitiva do Parque de São Francisco, porque algumas pessoas quando vêm a baixa fazer compras, uma das poucas alternativas e deixar o carro em São Francisco e vir a pé pela rua de São Francisco e Manuel Belmarço direitinho a rua de Santo António. Para além das pessoa se sentirem invadidas e incomodadas com a presença dos arrumadores.
Penso que esta ideia de jerico vai ser mais uma paulada no já depauperado comércio da baixa!

Os gajos do Forum, com o seu estacionamento gratuito e livre de arrumadores, ai do primeiro que lá apareça, vem logo o segurança po-lo  a milhas. Neste caso até batem palmas de contentamento e dizem BIS BIS BIS!!! Com medidas destas a gente agradece!!!

Não há pachorra! Obriguem mas é esta gente a trabalhar!!! A Fagar que lhes de emprego a limpar as ruas, a lavar contentores, ou se for preciso nos serviços de saneamento, isso sim e trabalho honrado e em prol da cidade, ganhando dinheiro honesto e com o suor no rosto!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário