sábado, 29 de janeiro de 2011

E Portugal continua a apostar na desmaritimização!!!



Caros,
Deixo-vos este vídeo interessantíssimo sobre a marinha mercante e as suas implicações na economia mundial.

Em Portugal, depois do 25 de Abril assistiu-se à desmaritimização do pais, nacionalização e consequente destruição dos principais armadores (CCN, CNN, Insulana e muitos outros). Portugal não tem matérias primas nem outros recursos valiosos e ainda não percebeu que só com uma frota mercante poderosa que vá aos locais onde essas matérias estão, traze-las, processa-las e comercializar os produtos acabados é que tem salvação.

Para além disto, fez-se um desinvestimento brutal na via férrea, e o que querem fazer são aquelas loucuras do TGV que o pais não precisa, e apenas serve para engordar os bolsos de uns e outros.

Um dos grandes entraves ao desenvolvimento nacional foi a "Bitola Ibérica", e para quem não sabe o que isto é, eu digo, é a distancia entre Carris. Portugal e Espanha decidiram que a sua bitola seria de 1668 mm enquanto o resto da Europa usavam a bitola standard 1435 mm. Deste modo é impossível fazer com que comboios portugueses cheguem até à Europa Central e vice-versa, porque ao chegar a IRUN-HENDAYE é necessário trocar rodados (processo que pode demorar ate 2 semanas) ou então mudar as mercadorias de um comboio para outro.
Por isso e que em Portugal, 100% das mercadorias que vem da Europa chegam por camião TIR, aumentando assim a nossa dependência do petróleo e encarecendo o custo do transporte, tornando os produtos mais caros para o consumidor final.

Além disso, alguns grandes investimentos feitos em Portugal poderão estar em causa, como por exemplo a Auto-Europa. A escolha do local (Palmela) para a Auto-Europa não foi inocente!! Foi escolhido em detrimento de outras localidades mais interessantes por estar perto do Porto de Setúbal, localização privilegiada para exportação dos modelos ai fabricados por navio para o seu mercado alvo - OS ESTADOS UNIDOS! Contudo os custos de transporte de peças e equipamentos por camião desde a Alemanha torna a operação em Palmela mais dispendiosa que noutras localidades. Mas existe a vantagem estratégica do Porto de Setúbal.

Com o mercado americano a entrar em declínio devido a crise, com as exportações a diminuir, chegaremos a um ponto que a vantagem estratégica é anulada pelos custos de produção. E aí, a Volkswagen irá deslocalizar a fábrica para uma localidade mais apetecível no centro da Europa. E lá se vai 5% do nosso PIB.

Tudo, porque os nossos governantes andaram de cabeça perdida em torno de um TGV para Madrid que não serve para nada, que ainda por cima é de linha dupla (Bitola Standard e Iberica, que luxo) quando o que precisamos e uma linha que vá pela margem norte do Tejo em direcção a Salamanca e dai directamente para IRUN-HENDAYE de modo a ligar directamente na rede trans-europeia.

Caso contrário, Portugal pode ficar isolado economicamente do resto de Europa, comprando os seus produtos a preços mais elevados, e fazendo com que as empresas não se queiram fixar aqui, porque alem de ter uma lei laboral demasiado rígida, uma justiça que não funciona, um governo que não governa e uma fiscalidade estratosferica, não tem vias de comunicação de baixo custo para escoar a sua produção e fazê-la chegar aos mercados alvo.

Precisamos urgentemente de um novo Marques de Pombal que faça as reformas politicas necessárias e urgentes, e as obras públicas que realmente são urgentes, não são estas porcarias de fechada, de modo a dotar o pais de infraestruturas que sirvam o pais e a sua economia. Ontem já era tarde!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

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