quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Governo pondera criar novas áreas de protecção para aves marinhas



A designação de novas áreas de protecção especial para aves marinhas nas zonas da Berlenga, Figueira da Foz e Ria Formosa está a ser ponderada pelo Governo, revelou hoje o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

A análise técnica que está mais adiantada é a da Berlenga, processo sobre o qual “houve mesmo alguma interacção de discussão pública”. Ainda assim, adiantou, nenhuma das classificações é iminente e cada uma delas não avançará “sem a devida discussão pública e audição das partes interessadas”.

“O dever de estender a Rede Natura 2000 ao mar faz parte da agenda europeia. Portugal tem a vantagem de ter havido um estudo, o projecto Life, que avaliou onde estão as zonas particularmente ricas para certas aves marinhas e é esse estudo que fundamenta as propostas técnicas que estamos a apreciar”, referiu.

Humberto Rosa explicou que a classificação implica “deveres particulares de não interferência e protecção das aves” sem que se anteveja a necessidade de impor restrições significativas.

Isto porque o facto de as aves permanecerem nesses locais actualmente “denota compatibilidade com as práticas que lá decorrem, nomeadamente piscatórias”.

“A própria actividade piscatória acaba às vezes por ser benéfica, ao gerar, por exemplo, restos que as próprias aves podem aproveitar. Creio que os pescadores são um pouco os nossos tutores das aves marinhas no sentido de as respeitarem e até poderem ser proactivos na sua conservação”, disse o governante.

A nossa amiga Floripes comentou:

O hipócrita de Humberto Rosa sabe muito bem, que no Parque Natural da Ria Formosa, que já é Rede NATURA 2000, e que faz parte de Convenção de Ramsar, as aves continuam a morrer aos milhares nas lagoas assassinas da ETARs das Aguas do Algarve. Este ano no verão a história repetiu-se,e as aves que deviam ser protegidas foram novamente assassinadas,o publico on line e a comunicação social divulgou o crime as aves mortas foram mandadas autopsiar e onde estão os resultados,tudo indica que seja Botulismo,que é mortal para as aves que frequentam as lagoas de decantação dessas ETARS obsoletas, que destroem a biodiversidade na Ria Formosa por não tratarem os esgotos,como mandam as leis PORTUGUESAS, E AS LEIS DA UNIÃO EUROPEIA. Em Ano de defesa da biodiversidade, morreram as aves,nas ETARs, assim como os cavalos marinhos na Ria Formosa desapareceram em 80% os bivalves morreram como nunca,as irozes em Agosto morreram aos milhares sendo vistas a boiar na ria pelos pescadores e pelos viveiristas,mas disso não fala Humberto Rosa! Para quê criar mais reservas para as aves se o Estado não cumpre o seu dever, que é defender as aves no espaço da Rede Natura 2000 na Ria Formosa??? SOS Ria Formosa
 
Na  minha análise pessoal, penso que o que se aproximam são novas medidas sancionatórias, impedindo os locais de usufruir da Ria Formosa, roubando literalmente a Ria Formosa dos Farenses e demais populações ribeirinhas para depois entregar esses territórios a entidades para exploração turística. Trata-se de um primeiro passo para desalojar os locais para depois outros poderem vir tomar conta. Se isto não é um esbulho, um roubo, um assalto à mão desarmada, não sei o que lhe chamar... nem o Conde de Essex pilhou Faro desta forma... e já lá vão quase 500 anos.

Cumprimentos cordiais
Luís Passos

1 comentário:

  1. Caro Farense Atento,muito me apraz os meus comentários, publicados no seu blog,que tenho entre os meus favoritos,pois não hesita em pegar o boi de caras no caso de denunciar o que se passa na Ria Fomrosa,
    Já outros blogs de Faro parece que encobrem certos crimes que se passam na Ria Formosa,não sei se estão a proteger alguém ou não?
    è tempo de se denuciar todas as medidas que querem fazer contra os naturais do Parque Natural da Ria Formosa que já cá estavam antes da Ria ser 1º reserva da Ria Formosa, e depois PNRF.
    O que nós vemos é que foi depois de se criarem esses organismos que a Ria tem sido mais atacada,pela parte dos poderosos,que podem construir em todo o lado enquanto que os naturais da Ria estão proibidos de o fazerem.
    No que respeita à poluição as Aguas do Algarve receberam da parte das autarquias as presentes ,já envenenados ,como foram as ETARs da Ria Formosa, mas o que se passa é que essas ETARs continuam como estavam e são responsaveis pela poluição na Ria e consequentemente pelo desaparecimento da Biodiversidade,como foi o ano que passou a morte dos patos nas lagoas das ETARs do desaparecimento de 80% dos cavalos marinhos e da morte dos bivalves como há muitos anos não acontecia.
    Mas autoridades fecham os olhos a tudo isso! Até quando pergunto eu???
    Bom ano e não desista de denunciar o que se passa na Ria Formosa,pois eu já ando nisso há alguns anos, e cada vez tenho mais vontade de denunciar esse criminosos, que falam como se fossem os maiores defensores da natureza.

    ResponderEliminar