sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Toucinho do Céu


Uma receita portuguesa, antiga e com tradição. Porque a história da doçaria portuguesa passa inevitavelmente pelos conventos e pelas monjas, que desenvolveram tantas receitas fantásticas a partir daquilo que produziam e criavam, como é o caso das amêndoas, das frutas, dos ovos e do mel. Se a isto juntarmos o açúcar, um bem escasso e raro para a época, e que era normalmente levado até aos conventos como uma oferenda ou como forma de pagamento de orações e promessas, chegamos facilmente à chamada doçaria conventual!
Na nossa história, esta doçaria está sempre ligada a dias especiais. Como o Natal. Portanto, qualquer mesa ficará certamente mais rica nesse dia com este delicioso bolo. Façam-no! E não se preocupem com a quantidade de ovos e açúcar que leva. Esqueçam as dietas, os diabetes, o colesterol e os triglicerideos! Esqueçam o mal que faz e troquem pelo bem que sabe!

Ingredientes:

500g de açúcar

2,5dl de água
200g de miolo de amêndoa moído
150g de doce de chila
18 gemas de ovo
2 ovos inteiros
canela em pó
açúcar em pó
pérolas prateadas

Preparação:

Num tacho misture o açúcar com a água e leve ao lume até atingir o ponto pérola (quando o fio que corre da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extermidade, tem-se o ponto de pérola - cerca de 10 minutos a ferver). Quando o açúcar estiver no ponto, junte a amêndoa moída e o doce de chila e volte a ferver durante 4 minutos.
Retire do lume e quando estiver morno junte-lhe as gemas e os ovos bem batidos. Mexa bem, junte também uma colher de café de canela em pó e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume.
Coloque uma forma redonda previamnete untada com manteiga e forraga com papel vegetal e deite nela o preparado alisando a superfície.Leve ao forno (170ºC) uns 30 a 45 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer.
Polvilhe abundantemente com o açúcar em pó e decore com as pérolas prateadas.

Bom Apetite!

Receita: As Minhas Receitas

Sem comentários:

Enviar um comentário