sábado, 22 de janeiro de 2011

Carros de Bombeiros em Faro

Aqui ficam alguns carros de bombeiros antigos para matar saudades:

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS




BOMBEIROS MUNICIPAIS






Recordo-me perfeitamente de ter andado neste carro em 1986 quando da visita dos bombeiros a Escola Primaria P3 do Alto Rodes, sob coordenação da Professora Odete Xarepe.

Aquilo sim, era ensino de alta qualidade, os bombeiros foram a escola, levaram a frota toda, fizeram um simulacro, deram aulas, explicaram como se apagam incêndios, primeiros socorros, o que fazer nos diversos cenários... enfim...

Hoje os miúdos já não tem aulas desta qualidade... é uma pena!!!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

3 comentários:

  1. Sr. Luís Passos
    O que afirma que as escolas hoje em dia não têm um ensino de qualidade no que respeita há intervenção dos bombeiros nas Escolas de Faro, e Algarve, com todo o respeito é um total desconhecimento da sua parte.
    Os Bombeiros Municipais de Faro, ao longo de vários anos tem acompanhado e dado formação aos alunos, professores, e auxiliares de educação, nas áreas de Suporte básico de Vida, Primeira Intervenção em caso de Incêndio, e aos alunos ensino e informação o que devem fazer em caso de incêndio na escola e em casa, sismos, entre outros planos de interesse para segurança de agentes de protecção Civil.
    É um facto que desde a entrada do Exmo. Sr. Presidente Eng. Macário Correia estas iniciativas não tem acontecido mas não culpo de um todo o Presidente do Município mas também os responsáveis das escolas que não pedem estas iniciativas sempre boas para o conhecimento das crianças e a integração como agentes secundários de protecção civil.
    Sei também em no Algarve uma Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, têm tido iniciativas idênticas com varias escolas no Algarve com um Programa Zé Baril O Mestre da Protecção Civil, tem junto dos Bombeiros locais passado informação as crianças o que devem fazer em caso de incêndio e sismos, e tem feito exercícios práticos com alunos, Professores e auxiliares de educação praticas e normas como fazer evacuação do edifício, até a chegada dos Bombeiros.
    Gostava que esta iniciativa fosse um processo obrigatório em todas as escolas e implantado pelo Ministério da Educação, mas segundo sei esta a ser um processo difícil de se concretizar.

    Um abraço

    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Guerreiro,

    Desde já, espero que aceite os meus cumprimentos e agradecimento por ter comentado.

    Concordo consigo no aspecto que relata que os professores e escolas não solicitam a participação das entidades. Os programas escolares são cinzentos, teóricos e sinistros (tipo eduques), os professores estão se marimbando, querem é no final do mês ganharem o deles (de preferência sem corte de salário).

    Ainda sim, quando as entidades participam nos eventos que ainda se realizam, já não é com a pompa e a circunstância de outros tempos, isto porque as escolas não tem professores a altura para o dinamizar.

    Gostaria que me dissesse quantas vezes nos últimos 10 anos, o corpo de bombeiros se dirigiu a uma escola com uma fruta de 8 carros, entre eles duas auto-escadas, dois auto-tanques pesados, diversos veículos de transporte de pessoal, jipes vários e ambulâncias para fazer um simulacro com fogo real, em que passaram um dia inteiro com os miúdos dando-lhes formação, usando materiais reais (disparos de extintores de pó-quimico, CO, com fogo real), demonstrações de cinotécnia com interacção entre os miúdos, os bombeiros e os animais, não uma coisa estática para os miúdos ficarem estáticos a ver.

    Mas isto tudo se deveu ao engenho e arte da professora Odete Xarepe, que furava meio mundo, falava directamente com as entidades, organizava as coisas e fazia acontecer.

    Falta mais pessoas como ela no ensino.

    Sortudos dos que foram alunos desta senhora...

    Eu fui um dos privilegiados

    Cumprimentos cordiais

    Luís Passos

    ResponderEliminar
  3. Estas duas fotos foram tiradas por mim, C J Ferreira e seria conveniente fazer referência ao autor.

    ResponderEliminar