quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Qualquer semelhança é pura coincidência - I

"ORDINARIAMENTE todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política ao acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?"
 
(Eça de Queiroz, 1867 in "O distrito de Évora")

1 comentário:

  1. Como pode um individuo ser um bom vigarista se não souber escrever, falar, vestir e calçar bem e ainda andar bem montado?
    Se eu chegar a lugar qualquer, ninguem me dará valor se não reunir aquelas condições, por mais honesto que seja. Mas ao invés, se as preencher, toda a gente me dará ouvidos, credibilidade, até conseguir enganá-los. O bom vigarista consegue até, convencer as vitimas enganadas de que estão erradas e tudo não passou de um mal entendido.
    Como é que se fazem as grandes burlas, fraudes e jogadas?
    São tudo coincidencias.

    ResponderEliminar