Aqui temos uma locomotiva Henshel e Sohn, capaz de atingir os 80 km/h. Este era o comboio típico que circulava entre Lagos e V.R.S. António, composto por 2 a 3 carruagens de madeira pintadas de verde.
De certeza que muita gente ao ver a foto vai reconhecer de imediato o tipo de material circulante.
Essas carruagens de madeira foram depois em 1959 metalizadas nas oficinas do barreiro, o que se fez foi retirar todo o interior e colocar placas de chapa a envolver o exterior e interior (tipo sandwich).
O resultado obtido nessas carruagens foi o que se pode ver na foto seguinte, e ficaram conhecidas para a historia como as "Metalizadas do Barreiro".
Mesmo depois do vapor ter acabado, estas carruagens continuaram a ser utilizadas pelas locomotivas diesel. Apenas dispunham de travão por vácuo. Para o fornecimento de energia (iluminação e aquecimento a óleo) estava acoplado a cada boogie um gerador que era accionado por três corrias. No tempo do vapor a iluminação deveria ser com petróleo ou azeite (alguém pode confirmar???).
Luís Passos
Caro Luis, trate de se informar bem antes de publicar qualquer coisa.....
ResponderEliminarCaro Luis, trate de se informar bem antes de publicar qualquer coisa.....
ResponderEliminar