sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Deputados do PCP pedem explicações ao Governo sobre ZEP na Ria Formosa



«Os deputados do PCP, João Ramos e Miguel Tiago apresentaram na Assembleia da República um requerimento dirigido ao ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre a eventual criação de Zona Especial de Protecção (ZEP) na Ria Formosa, alegando que algumas organizações de pescadores e mariscadores do Algarve contactaram o grupo parlamentar do PCP preocupados com o anúncio feito pelo secretário de Estado do Ambiente, sobre esta matéria.

Os deputados admitem que a classificação de Parque Natural de nível superior à de ZPE, geram algumas dúvidas quanto a novas restrições à pesca, mas também quanto à necessidade de criação da referida zona, na medida em que existe o receio de eventuais novas restrições que acrescerão àquelas que já existem maiores dificuldades aos pescadores e mariscadores.

Por isso, solicitaram “com carácter de urgência”, que o Governo, através do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, esclareça o seguinte:

Em que fase se encontra o processo de criação da ZPE? E quando estará concluído? A criação de uma ZPE na Ria Formosa implicará novas restrições à actividade de pescadores, mariscadores e viveiristas?»


Até que enfim que alguem percebe a anormalidade que se estava a passar na Ria Formosa.

Queriam fazer na nossa Ria o mesmo que fizeram na zona da Arrábida, criando uma zona de interdição total, em que nada nem ninguém poderia lá circular, recolher marisco ou praticar actividades desportivas. Tudo para não incomodar os passarinhos.

Bullshit, o que se estava a preparar era o retirar das pessoas dos locais, o desvincular das tradições para que de depois mais facilmente se entregasse aquele território a entidades privadas para exploração turística. 

É preciso que as pessoas estejam alerta para este problema e que lutem para que isso não aconteça. 
A Ria é de todos os Farenses.

Eu não tenho particular simpatia pelo Partido Comunista, mas aplaudo e saúdo esta iniciativa.
Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário