sábado, 12 de fevereiro de 2011

Acessibilidade bloqueia acessibilidade - o paradigma do Largo do Carmo

Caros,

Ontem ao passar pelo Largo do Carmo e ao reparar nos factos que relatarei a seguir nem quis acreditar no que estava a ver... ainda olhei umas 3 ou 4 vezes para me certificar que estava a ver as coisas correctamente.

Na Igreja do Carmo construiu-se recentemente junto à alfarrobeira do lado direito uma rampa para cadeiras de rodas.

Até ai tudo bem, obra bastante meritória para que os nossos visitantes deficientes possam tirar partido e visitar a excelente Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Capela dos Ossos.

Porém, o asno engenheiro civil que coordenou os trabalhos da referida obra, ou porque não estava no projecto, ou porque tirou o curso nas novas oportunidades ou ainda porque tirou o curso ao domingo na independente ao resolver um problema criou um ainda maior.

Se repararem, existem uns pilaretes de betão para impedir que os automóveis entrem para a calçada do Largo e a transformem em estacionamento. Só que ao construir a rampa, esta ocupou espaço na via publica que antes estava liberto para passagem, e ninguém avisou o engenheiro que tinha de retirar pelo menos os dois últimos pilarates para permitir a passagem no passeio.

Reparem nas seguintes fotos.



(clicar nas imagens para ampliar - grande resolução)

Quando estas fotos foram tiradas o estacionamento estava vazio, mas normalmente costuma estar cheio de carros. Com o espaço ocupado desta forma, com carros ficam 20 cm para o peão passar entre a esquina e o carro e o pilarete. Quem vier com um carrinho de compras ou uma cadeira de rodas tem de ir para o meio da rua com carros a circular vindos das suas costas a grande velocidade (perigosíssimo) para desviar deste obstáculo. 

Agora imaginem um cego que vem a andar com a sua varinha ou com o seu cão guia, como é que ultrapassa uma situação destas? Isto viola os demais regulamentos em vigor no que toca a acessibilidades.

Vamos la Sr. Presidente Macário, largue lá a politiquice, as tricas, as rádios locais, as questões que não interessam nada, e mande lá reparar esta situação... até lhe digo como fazer... basta retirar os 2 primeiros pilaretes... 

Quer melhor serviço publico que este? Até leva solução e tudo... e sem pagar nada!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos


1 comentário: