quinta-feira, 7 de julho de 2011

Futebol: Organização gasta 1 milhão com Torneio do Guadiana no Estádio Algarve

O 11° Torneio Internacional do Guadiana vai custar à organização mais de 1 milhão de euros. Sporting, equipas espanholas e inglesas ausentes, devido à antecipação da data. 
 
Os autarcas Seruca Emídio e Macário Correia consideram que o torneio justifica a verba investida na competição porque esta é “um importante veículo de promoção do estádio e da região”.
“Este nosso estádio, não tendo uma equipa residente, tem todavia um poder de atração de grandes acontecimentos”, afirmou o autarca de Faro, Macário Correia, na apresentação oficial do torneio que decorreu hoje.
Já Seruca Emídio, presidente do Município de Loulé e da Associação de Municípios Loulé/Faro, proprietária do estádio Algarve, salientou que este é “o melhor na região sul do país, está mais uma vez, posto à disposição para interesse da região”, considerando que os algarvios “devem ficar orgulhosos” do equipamento.
O investimento superior a 1 milhão de euros é da responsabilidade da empresa João Peres, Lda. As autarquias contribuem com a cedência do Estádio Algarve.
Nos dias 15, 16 e 17, o Torneio Internacional do Guadiana, que assinala a sua 11ª edição, disputa-se entre as equipas do Benfica, Paris Saint Germain e Anderlecht numa competição que marca o calendário da pré-época futebolística.

Segurança e imagem ditaram a transferência
Para a organização da prova, a João Peres, Lda, foram as “questões de segurança” e ainda porque “se o evento quer crescer, tem de vir para um melhor palco, não pode estar limitado ao Estádio de Vila Real Santo António” que ditaram a transferência do torneio.
Segundo João Peres, responsável da empresa organizadora do evento “o potencial crescimento do torneio” justificou a decisão de transferir a prova de Vila Real de Santo António para o Estádio Algarve, no Parque das Cidades, entre a capital e Loulé.
“Esta troca já vinha a ser pensada há algum tempo porque, se o evento quer crescer, tem de vir para um melhor palco, não pode estar limitado ao Estádio de Vila Real Santo António. Evidentemente, esta mudança prende-se também com questões de segurança”, sublinhou.
Isto apesar do Torneio do Guadiana ter um historial de ligação a cidade pombalina situada nas margens do rio que dá nome ao torneio. “Já esteve no Estádio Algarve, tal como em Ayamonte e Portimão, justificou o responsável da organização.
Quanto aos participantes,Peres explicou a dificuldade em escolher as equipas devido ao período de realização do troféu.
“O Benfica, que tem contrato por mais dois anos com a prova, vai jogar uma pré-eliminatória da Champions League, no dia 26, e esta foi uma data concertada com o clube, e também com o PSG”, disse João Peres.
A antecipação da data do torneio e em consequência o curto espaço de tempo do regresso ao trabalho, justifica a ausência do Sporting e das equipas espanholas e inglesas. Apesar de contactos com a equipa do Everton, por exemplo, este clube "optou por participar numa prova dos Estados Unidos", explicou o organizador da prova.

Torneio coincide com Concentração Internacional de motas de Faro
João Peres prefere ver a realização em simultâneo dos dois eventos, a Concentração Motard de Faro e o Torneio do Guadiana como “uma vantagem para as duas partes”.
“Espero que seja uma mais-valia, que as pessoas que estejam na Concentração sejam principalmente benfiquistas que venham ao Estádio ver o troféu, e que quem aqui vier possa também ver alguns espetáculos que vão acontecer na concentração”, sublinhou.
Na altura foram ainda anunciados, por parte dos autarcas, diversos eventos desportivos a ter lugar nos próximos meses, como a partida entre a Seleção A e o Luxemburgo, e partidas de diversas seleções nacionais, essencialmente da Escandinávia no Parque das Cidades.
Loulé vai ainda abrir as portas do Estádio Municipal de Quarteira para os treinos do PSG.
O Estádio Algarve comporta cerca de 32 mil espetadores, caso estejam montadas as bancadas laterais amovíveis e para os três dias de jogos o preço do bilhete é único sendo de 20 euros para a bancada superior e 25 euros na central. 

De acordo como calendário do torneio e sempre às 20h45, a 15 Julho o Benfica defronta o PSG. No dia seguinte a equipa do Paris Saint Germain (PSG) joga com o Anderlecht, culminando a prova com o jogo entre esta equipa e o Benfica.


Pois é meus caros, um verdadeiro elefante branco e sem utilidade, as autarquias gastam cerca de 20 milhões para manter estes monos. Alguns dos estádios já foram postos à venda, ouros equaciona-se a demolição, que não elimina os empréstimos, mas reduz os custos de manutenção, podendo ser vendido o terreno.

No Algarve, de facto faz falta um estádio deste tipo, e é o unico, a sua demolição seria um erro.
É necessário encontrar uma utilização para este estádio, de modo a não comprometer a sua viabilidade económica, caso contrário... a solução pode passar pela sua demolição!

Cumprimentos cordiais
Luís Passos
 
 

2 comentários:

  1. A solução passava por o SCO ir jogar nesse estádio os jogos com os 3 grandes mas por motivos eleitorais o presidente da CMOlhão perferiu gastar 1 milhão de euros do erário publico para fazer obras no Estádio privado do SCO.privando o SCO de 3 receitas extras de grande valor.como o presidente da CMO e o do SCO combinaram assim,o SCO já este ano teve de vender património imobiliário para pagar à Segurança social e ao fisco.
    Resta salientar que a CMO retirou esse dinheiro da Habitação socila o que quer dizer que nem tão cedo à verba para a habitação social em Olhão.Tudo isso foi ilegal mas todo o mundo como é pró futebol se calou.

    ResponderEliminar
  2. carlos agostinho santos15 de janeiro de 2012 às 11:25

    Se este estádio tivesse uma pista de atletismo à volta poderia ser utilizado para provas, treinos e estágios de atletismo. Poderia ser utilizado pelas escolas do Algarve, onde os melhores atletas das escolas poderiam evoluir e motivar-se. Este estádio poderia ser transformado numa "catedral" do desporto. É impossível acrescentar uma pista de atletismo? Claro que obrigaria a obras de vulto mas não compensaria a uma destruição?

    ResponderEliminar