Faz agora 62 este mês que vou o primeiro avião comercial a jacto, estou a falar é claro do DeHavilland DH106 Comet.
Este avião, ficou com uma péssima reputação por se desfazer em voo, na versão Comet I, devido ao facto das janelas serem quadradas, e com as sucessivas pressurizações apareceram zonas que desenvolveram fissuras nos cantos das janelas. Por outro lado, o selector da antena, montado no tecto do cockpit tinha 5 centímetros de chapa rebitada a volta de uma clarabóia, cujos rebites deviam ser roscados, no entanto foram aplicados rebites puncionados. Como resultado, o avião desenvolveu fissuras a partir destes rebites que com o passar do tempo fizeram com que o avião se desintegrasse em voo.
Foi assim descoberta a fadiga do metal, e preveniu situações semelhantes no futuro, ao ficar a conhecer-se este fenómeno.
Posteriormente nas versões Comet 4, 4B e 4C, o comet voou por mais de 30 anos, alias, ainda voa hoje, dado que muitas unidades da versão 4 foram transformadas no NIMROD, um avião de luta anti-submarina e agora recentemente levaram um upgrade para Nimord NR4, com novos motores.
Assim, deixo aqui a minha homenagem a esta belíssima maquina.
Cumprimentos cordiais
Luís Passos
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