segunda-feira, 15 de agosto de 2011

1º FARCUME - Festival de Curtas Metragens de Faro

 
 
Depois da recepção de 31 trabalhos, que terminou no passado dia 5, a organização do 1º FARCUME – Festival de Curtas Metragens de Faro, seleccionou 22 curtas repartidas pelas categorias: Animação, Documentário, Experimental e Ficção e que serão agora exibidas ao público.

Este festival será composto por 3 sessões que serão realizadas nos dias 23 e 30 de Agosto e 6 de Setembro (3ªs feiras), por volta das 23 horas, em Faro, na Esplanada da Sociedade Recreativa Artística Farense e a entrada é livre!

Com actores conhecidos como: Ivo Canelas, Afonso Pimentel, Sara Barros Leitão, Cristóvão Campos, Rita Blanco, Guilherme Filipe, Pedro Barroso, Nuno Brandão, Elisa Lisboa e Maria José Pascoal entre outros, este conjunto de curtas, essencialmente de jovens realizadores e argumentistas nacionais darão a oportunidade aos espectadores de verem e de terem conhecimento dos bons trabalhos que são realizados nesta área em Portugal.

Na 1ª sessão teremos a exibição da categoria Experimental, que se seguirá a 1ª Meia-final da categoria Ficção que fará a selecção das 3 curtas para a Final do dia 6 de Setembro.

Na 2ª sessão será a vez da exibição da categoria Animação, a que se seguirá a 2ª Meia-Final na categoria Ficção que seleccionará mais 3 curtas;

Na 3ª sessão de dia 6, será a vez da categoria Documentário, que se seguirá a final da categoria de Ficção.

A avaliação das curtas será feita pelo voto do público que terá um peso de 40% e pela apreciação do Júri composto por 3 elementos e que terá um peso de 60%.

De referir que as “Pousadas de Portugal” e o “Zoomarine” juntaram-se à iniciativa, promovida pela associação FAR0 1540, garantido estas entidades os prémios às películas vencedoras.

domingo, 14 de agosto de 2011

Eventos desportivos em Faro


A Associação Académica da Universidade do Algarve, através do seu Serviço Social de Desporto tem desenvolvido uma estratégia de crescimento contínuo na organização de actividades competitivas universitárias nacionais. Depois de no ano lectivo 2010/2011ter organizado três iniciativas, no próximo ano lectivo a academia algarvia seguindo os pressupostos da Federação Académica de Desporto Universitário, apresentou várias candidaturas à organização de várias actividades do Calendário Competitivo Ao todo foram 5 candidaturas que tiveram resposta positiva, da avaliação realizada pela federação responsável. As conquistas da academia algarvia resultaram de diversas parcerias estabelecidas com entidades públicas e privadas da região algarvia, a saber:
·         Torneio de Apuramento - Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 (Masculino) – 1.º Torneio 09 a 11 de Novembro de 2011
Local de realização: Complexo Municipal da Penha e Campo Municipal Horta da Areia – Faro
Parceria: Câmara Municipal de Faro
·         Campeonato Nacional Universitário Xadrez Rápidas Equipas (Mistas) & Campeonato Nacional Universitário Xadrez Rápidas Individual (Mistas) - 28 a 30 de Novembro de 2012
Local de realização: Sala Polivalente AAUALG, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve
Parceria: Academia de Xadrez do Algarve
·         Campeonato Nacional Universitário Bodyboard (Feminino e Masculino) – 31 de Março e 01 de Abril de 2012
Local de realização: Praia de Faro
Parceria: Academia de Bodyboard de Faro
·         Campeonato Nacional Universitário Voleibol de Praia (Masculino e Feminino) - 3.ª Etapa 14 e15 de Maio de 2012
Local de realização: Área Desportiva da Praia da Rocha, Portimão
Parceria: Câmara Municipal de Portimão
·         Campeonato Nacional Universitário Karting (Masculino e Feminino) – 09 de Maio de 2012.
Local de realização: Kartódromo Internacional do Algarve, Portimão
Parceria: Autódromo Internacional do Algarve
A candidatura do Campeonato Nacional Universitário Surf (Feminino e Masculino), continua em apreciação, para além das propostas de Futsal (Feminino) e Futebol de 7 que não foram aceites em benefício de outras entidades de ensino superior que também apresentaram as suas candidaturas.
Em Setembro próximo finda o prazo das candidaturas à organização de outras modalidades, onde a AAUALG decorrente do sucesso de contactos efectuados prevê apresentar mais três candidaturas.
Este é o resultado actual de um plano pretende ser consolidado ao logo dos anos, promovendo por um lado o reconhecimento nacional da instituição na organização destas iniciativas, assim como o decréscimo das despesas financeiros na participação das mesmas, que caso se realizassem noutro qualquer local ou região, representaria para a AAUALG as normais despesas de representação. Realce ainda para a mais-valia resultante da presença prevista de aproximadamente 400 participantes entre técnicos, dirigentes e atletas representantes das diversas academias nacionais, na totalidade das actividades conquistadas, o que representa mais um impulso económico para o comércio local nas datas agendadas de realização das provas.


Subscrevemo-nos atenciosamente, afirmando a nossa inteira disponibilidade para prestar quaisquer esclarecimentos suplementares eventualmente necessários.

Com as mais cordiais saudações académicas,

Associação Académica da Universidade do Algarve
Rua das Túlipas, Lote 36 Gambelas 8005-010 Faro
Contribuinte: 504 035 266
Webpage: www.aaualg.pt
Facebook: AAUALG Desporto